LEILA LINHARES BARSTED

Leila Linhares Barsted é uma figura importante no cenário brasileiro, conhecida por sua trajetória destacada como advogada, líder feminista e sua atuação fundamental na elaboração, articulação pela aprovação, implementação e fortalecimento da Lei Maria da Penha.

De forma abnegada e aguerrida, Leila dedica sua carreira à luta pela promoção dos direitos das mulheres e pelo combate à violência de gênero. Sua contribuição nessas questões é notável e tem um largo impacto positivo na sociedade.

Formada em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Leila Linhares é integrante e ex-coordenadora do Comitê de Especialistas do Mecanismo de Monitoramento da Convenção para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (MESECVI) – Convenção de Belém do Pará da Organização dos Estados Americanos/OEA, criado para o seguimento da aplicabilidade dessa Convenção.

Em 1990, a ativista fundou, na cidade do Rio de Janeiro, a Cepia (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação), organização não governamental que se tornou referência nacional nas questões da cidadania e dos Direitos Humanos, com ênfase na problemática da mulher. 

Leila Barsted é professora emérita da Escola de Magistratura do estado do Rio de Janeiro (Emerj), membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), membro do Fórum de Violência Doméstica e Familiar da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), membro da Comissão de Segurança da Mulher do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/RJ) e ex-editora da Revista Estudos Feministas. Fez parte do grupo de mulheres advogadas feministas que criou a primeira comissão OAB-Mulher, no estado do Rio de Janeiro.

Como fundadora e diretora da Cepia, Leila liderou inúmeras iniciativas para promover a igualdade de gênero, conscientizar a sociedade sobre a violência contra as mulheres e garantir a implementação efetiva de políticas públicas voltadas para essa questão. Seu trabalho incansável ajudou a dar visibilidade aos desafios enfrentados pelas mulheres e a influenciar a elaboração de leis e políticas que buscam combater a violência doméstica.

Um dos marcos mais significativos da trajetória de Leila Linhares Barsted foi a iniciativa da formação do Consórcio Lei Maria da Penha, constituído em 2002 a partir do seu convite, como diretora da Cepia, a outras cinco ONGs para trabalharem juntas com o objetivo de formular o anteprojeto que foi base para criação da hoje difundida lei. Junto com suas companheiras de luta, Leila trabalhou arduamente também na articulação pela aprovação da legislação em favor dos direitos das mulheres.

A lei, que tem o objetivo de prevenir, punir e erradicar a violência doméstica em todas as suas formas, recebeu o nome de Lei Maria da Penha e é reconhecida pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher uma das três leis mais avançadas do mundo, entre 90 países que têm legislação sobre o tema.

Ainda atuando entre as lideranças da Cepia, atualmente Leila se dedica, entre outras coisas a acompanhar e promover a implementação e fortalecimento da Lei Maria da Penha, trabalhado intensamente para disseminar informações sobre a lei, capacitar profissionais que atuam na área da violência de gênero e monitorar a efetividade da legislação. Seu papel como ativista e especialista tem sido crucial para garantir que a lei seja efetivamente aplicada e para que a sociedade como um todo esteja engajada na luta contra a violência doméstica.

Até os dias de hoje, Leila Linhares Barsted continua na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e na luta pela igualdade de gênero. Seu trabalho incansável, tanto como advogada quanto como líder feminista, tem sido fundamental para avançar na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua trajetória inspira e fortalece não apenas as mulheres, mas todos aqueles que acreditam na importância de garantir direitos e dignidade para todos.

— Leila Barsted, Fundadora